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Como Vender Consignado

Oi, pessoal!

Vender... Essa é uma dificuldade que todos nós enfrentamos, não é verdade? Não é fácil vender as peças que produzimos, mas um bom meio é a consignação. Andei lendo bastante sobre o assunto e compartilho aqui com vocês alguns fundamentos básicos desse tipo de negócio. Hoje falaremos sobre O SEU COMPORTAMENTO e atitude quando for oferecer uma peça sua para alguma loja.






Brasileiro tem preguiça de ler.' Sempre escuto isso. Bem, talvez você seja uma brasileira ou brasileiro diferente e vai dar uma boa lida no texto abaixo. São informações importantes sobre como se comportar numa possível venda consignada e que poderão significar a diferença entre conseguir ou não isso. Interessou? Então, continue lendo:

Obs: o texto está no feminino, mas serve para ambos o sexos.



O QUE É EXATAMENTE UMA VENDA EM CONSIGNAÇÃO?
Na venda de seus produtos em consignação você, basicamente, continua sendo dona do produto e oferece uma porcentagem da venda para a pessoa que estiver vendendo-a. Existem algumas formas de venda consignada, sendo a mais comum aquela em que o comerciante concede um espaço em sua loja para seu produto. Se você tiver bons produtos que não ocupem muito espaço e que atendam as necessidades dos clientes, você verá que algumas lojas ficarão mais do que satisfeitas em providenciar espaço em troca de uma porcentagem sobre o preço final da venda. Embora possa haver alguma dificuldade em colocar suas peças em lojas, se você seguir as linhas básicas explicadas aqui, verá que é mais fácil desenvolver uma boa relação com vários donos de lojas e que irá vender mais peças do que, provavelmente, jamais sonhou ser possível.

FAZENDO UM PRIMEIRO CONTATO.
Ir diretamente à loja é sempre o melhor meio. Isso pode ser mais trabalhoso, consumir mais seu tempo, mas sempre haverá a chance de receber um 'sim' na hora ou conseguir marcar para outro dia. Em caso de 'não', 'não estamos interessados', não insista. Despeça-se educadamente, agradeça pela atenção e vá procurar outra loja. Os melhores dias da semana para fazer isso são as quartas e quintas, bem cedo, logo que a loja abre. Segunda Feira é o pior dia para eles porque têm que deixar todo o trabalho da semana encaminhado e na Terça e Quarta colocam em andamento a programação da semana. No horário da tarde, eles já estarão cansados demais para lhe atender. Nunca use o telefone para contatar os proprietários quando estiver oferecendo a eles seus produtos. Isso não é profissional e não lhe levará a nada a não ser vários 'nãos' e telefones desligados na sua cara. Lembre-se, essas são pessoas muito ocupadas. Alguns profissionais mandam emails solicitando um encontro. Mas, nos dias de hoje com tanta propaganda sendo enviada por email há a grande probabilidade de que seu email jamais seja lido. Caso a pessoa não tenha tempo para lhe atender naquele instante pergunte qual seria o melhor dia e horário para isso. Isso demonstrá respeito ao trabalho do profissional. Se conseguir que a pessoa lhe atenda na hora, ótimo! Caso isso não seja possível, volte no dia e horário marcado. Lembre-se que o dono está lhe fazendo um favor se concordar em lhe dar atenção e que você terá que criar espaço em sua agenda para ele e não o contrário. NUNCA chegue tarde ou muito cedo a esse encontro. Normalmente, cinco minutos antes da hora marcada é o mais correto. Dá tempo suficiente ao dono para saber que você já se encontra lá sem pressioná-lo a largar o que quer que esteja fazendo para poder lhe atender. Se, ao contrário, chegar tarde estará mandando uma mensagem de que não tem respeito por ele e pelo trabalho dele. Isso não é bom. Mesmo tomando todos esses cuidados, pode ser que você tenha que esperar, por vezes esperar muito para ser atendida. Pode estar havendo algo mais urgente para ser feito naquele momento. Provavelmente alguém irá lhe informar sobre o tempo de espera e a decisão de esperar ou não é sua. Tudo depende do quanto você quer ver seus produtos naquela loja ou não. Ou espera pacientemente procurando não ficar no caminho de ninguém ou poderá dizer que volta mais tarde, perto do prazo dado para o atendimento. Nunca, jamais, se mostrar ofendida ou irritada. Ao contrário, mostre que entende perfeitamente e ou espere ou volte mais tarde. Bem, o melhor é esperar. Sempre pode abrir uma brecha para o seu atendimento.

DURANTE A CONVERSA.

  • Esteja limpa e asseada.
  • Vista-se discretamente e com elegância.
  • Seja objetiva e educada.
  • Não tente convencer o quanto o seu produto será bom para ele. Deixe que seu produto fale por si só.
  • Diga qual é o preço pelo qual quer vender a peça, que não espera pagamento adiantado e que eles lhe pagam após tirar a porcentagem que lhes cabe. Isso já deixa claro que o papel deles é arrumar um espaço e coletar sua porcentagem, nada mais.
Mesmo que faça tudo isso certo, ainda assim poderá receber um 'não'. Seja educada. Agradeça pelo tempo, despeça-se e vá embora. Não aja como se ele lhe devesse algo porque sua peça é 'tão maravilhosa'. Antes de ir, deixe um cartão com seu telefone, email, etc, para o caso dele mudar de idéia e saia com ar mais neutro e natural que consiga. Lembre-se seu produto pode até ser bom, mas é a sua atitude que vai determinar o fechamento do negócio ou não. Veja essa história como exemplo do que não fazer:

Minha amiga, Andréa, tem uma loja de sabonetes. Um dia, eu estava lá, quando uma mulher entrou com uma sacola de shopping bem gasta, que parecia bem cheia e tinha algo colorido e transparente em uma das mãos. Eram uns Cd's transparentes pintados a mão que, quando pendurados e expostos a luz faziam um efeito muito bonito. Andréa olhou, gostou e imediatamente percebeu que aquele era um artigo que iria interessar aos seus clientes. Por conta disso, pediu licença e deu atenção para a mulher. A mulher abriu a sacola e começou a enfileirar um monte deles sobre o balcão, empurrando algumas coisas que haviam nele para dar espaço, e falava sem parar sobre o quanto eles eram lindos, o quanto que os clientes dela iriam adorar e todas as vezes que minha amiga tentava falar algo era interrompida com alguma frase feita de vendas. Então, a mulher sedirigiu para a vitrine, dizendo que os trabalho dela iriam ficar muito mais bonitos na vitrine e chamar muito mais atenção do que aqueles sabonetes transparentes que estavam lá. Oooops! Aqueles sabonetes eram os favoritos da Andréa e isso a deixou, definitivamente, irritada. Foi quando entraram duas clientes e a mulher disse para elas esperarem só um pouco porque ela estava conversando com a dona sobre aquele produto maravilhoso. Uau! Foi a gota d'água. 'Retire-se daqui, imediamente!' disse Andréa com a voz baixa, porém, firme. 'Seus produtos são lindos e eu estava pronta para comprar alguns, porém, sua atitude e comportamento anularam qualquer chance de que isso venha a acontecer. Até logo!' A mulher perdeu uma venda certa por causa do comportamento e de uma atitude generalizada de que minha amiga 'devia alguma coisa à ela por poder ter em sua loja algo tão maravilhoso'. Quando ela se retirou, Andréa comentou que sabia que aquilo iria vender muito ali e que ambas teriam lucro. Mas, só de imaginar ter que lidar com aquele tipo de pessoa de vez enquando, na reposição, peças, não valeria à pena. No final do dia, Andréa entrou na net e achou outras pessoas que faziam um trabalho bastante similar e marcou um encontro com uma delas para o dia seguinte. Me contou, depois, que a moça aproximou-se com simplicidade e tirou uns três modelos diferentes de uma bolsa muito bonita e simplesmente segurou pelo cordão deixando a luz passar, sem dizer nada. Explicou que ocuparia pouco espaço e que não iria interferir com o restante dos produtos, deixando claro que Andréa poderia colocar onde achasse melhor. Depois de acertarem as porcentagens o negócio foi fechado e ambas obtiveram ótimo lucro, pois, como ela havia previsto, o produto vendeu muito bem e continua vendendo.

Há muito o que ser aprendido aqui.

  • Primeiro: Saiba quando calar-se. Sim, você está tentando um espaço naquela loja, mas deixe que os produtos vendam por si só (ou não) e responda as perguntas feitas. Ou a pessoa está interessada ou não. Nada do que disser para tentar convencer vai adiantar.
  • Segundo: Não interrompa! Se o dono falar, escute até que ele tenha terminado.
  • Terceiro: Se houver fregueses, educamente demonstre que ELES tem prioridade e não você. Uma loja vive de vendas e clientes são os compradores. Nada pode ser mais importante do que isso ali dentro. Isso irá causar a melhor das impressões sobre sua pessoa.
  • Quarto: Nunca sugira ou diga ao dono onde ele deveria colocar seu produto! A não ser que ele lhe peça essa sugestão. Ninguém melhor do que ele conhece a sua clientela e, além disso, se ele ficar com sua peça ele certamente irá querer vendê-la, portanto, ele saberá o melhor local.
  • Quinto: Nunca critique ou desmereça qualquer produto da loja e, muito menos, sugira que seu produto entre no local onde já existe outro, por ser mais bonito, chamar mais atenção, ou qualquer outra sugestão desse gênero.
Moral da história: Se você não tomar muito o tempo das pessoas, for educada e seu produto não ocupar muito espaço, as chances de fechar negócio serão muito maiores.

ALGUMAS OUTRAS COISAS IMPORTANTES:

  • Leve seus produtos em uma bolsa bonita ou acondicionadas de modo a despertar o interesse. Não leve muita coisa ao mesmo tempo. Pegue as melhores peças como amostras. Você sempre poderá voltar depois com outras sugestões. Quando a pessoa começa a tirar peça atrás de peça, empilhar, espalhar, a sensação não é muito boa e o resultado, idem.
  • Sempre deixe o acordo todo por escrito, em linguagem clara, especificado o que cabe a quem.
  • Diga o preço que quer receber pela venda da peça e deixe o dono colocar o preço que parecer melhor para poder pagar o que você quer e retirar o lucro da loja.
  • Acima de tudo, seja educada e procure se divertir um pouco porque você não só está prestes a começar a ter mais lucro como a fazer novos amigos.

COMO COLOCAR PREÇO NAS SUAS PEÇAS E DEIXAR O ACORDO ESCRITO SERÁ DISCUTIDO EM OUTRAS MATÉRIA QUE TRAREI PARA CÁ, OK?


Espero que tenham gostado!

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