Levando o artesanato até você!

Seja bem vindo(a) ao meu espaço. Fique à vontade e entre em contato!

Nossos últimos trabalhos

Veja o que temos feito ultimamente!

Como forrar MDF com Tecido

Cobrimos nossas peças com tinta, decoramos com recortes de papel, forramos com guardanapos e podemos também usar tecidos.


Forrar MDF com tecido tem se tornado cada vez mais popular pelo belo acabamento e variedade de estampas. Essa técnica deriva da cartonagem, em que pedaços de papel paraná são cortados, forrados de tecido e colados, formando caixas, capas de cadernos etc. E a moda do patchwork aumentou a oferta de tecidos 100% algodão no mercado.

Essas são algumas dicas úteis para quem deseja começar a forrar peças de MDF com tecido:

1. Tecido 100% algodão
Para essa técnica, o tecido indicado é o 100% algodão. É importante que o tecido seja 100% algodão, caso seja parcialmente ou totalmente sintético ele poderá manchar e descolar da peça.

Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de tecidos de algodão estampado em 
armarinhos e sites da internet, os quais são os mesmos usados para as técnicas da cartonagem e do patchwork.

2. Base branca
Da mesma forma que pintamos a peça de branco antes de colar um guardanapo, devemos pintá-la de branco para receber o tecido. Isso garante que as cores do tecido não sejam alteradas pela cor do MDF.

3. Cola Branca
Não é preciso comprar colas específicas para decoupage em tecido ou cola pano. Tais colas são adequadas para colar tecido em tecido e não tecido em MDF.

A cola adequada para essa técnica é a cola branca escolar: barata e fácil de encontrar.

4. Rolinho de espuma
Aplique a cola com um pincel (não precisa ser novo nem macio) e passe um rolinho de espuma para retirar o excesso da cola. Cola aplicada em excesso pode manchar o tecido.

5. Espátula

Depois de passar a cola e tirar o excesso com o rolinho, cole o tecido sobre a caixa de MDF e passe a espátula própria para artesanato para que não fiquem bolhas de ar e o tecido fique perfeitamente esticado e aderido à peça.

Essa espátula se parece muito com a usada para cortar massa de pão, mas não é a mesma, pois o material de que é feita é diferente. A espátula para artesanato (o nome comercial dela é “espátula decoradora”) é mais macia e não desfiará o tecido.

6. Termolina leitosa

O tecido pode ser impermeabilizado com termolina leitosa antes de ser recortado e colado na peça, para evitar que as bordas desfiem.

A termolina também pode ser aplicada no tecido depois dele colado na peça, para impermeabilizá-la. Por cima da termolina já seca é possível passar verniz acrílico ou laca à base de água.

Obrigada pela visita e volte sempre!

0 comentários :

Postar um comentário

Olá,pessoal,deixem seus comentários.Este cantinho é de vocês. Beijinhos,Solange...